domingo, 28 de Abril de 2024  15:02
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-08-2014

Aveiro: UA lança curso de formação de especialistas em gestão da qualidade no ensino superior.


A Associação Para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE), vai arrancar, em outubro, com um curso ...

A Associação Para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro (UNAVE), vai arrancar, em outubro, com um curso de formação de especialistas em gestão da qualidade no ensino superior, único em Portugal e na Europa.

O programa, que terá a duração de um ano letivo, resulta de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Aveiro e a Internacional Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education, uma rede internacional de agências preocupadas com a teoria e a prática da garantia da qualidade no ensino superior, e é especialmente dirigido a profissionais que desenvolvem trabalho na área, quer nas agências nacionais de garantia de qualidade, quer nas instituições de ensino superior, e procuram formação específica, atualização de conhecimentos e novas competências.

As preocupações com a gestão da qualidade no ensino superior são questões que têm vindo, progressivamente, a fazer parte da agenda de decisores políticos, responsáveis de sistemas, instituições e ciclos de estudos e investigadores, nos últimos anos, à escala de um mundo cada vez mais complexo, competitivo e global, ao mesmo tempo que potenciam a emergência de novas profissões com elas relacionadas, onde a oferta de formação especializada e de qualidade é, ainda, escassa.

Depois da Universidade de Melbourne (Austrália), que lançou o curso naquela parte do mundo com sucesso, no início da década, a INQAAHE- Internacional Network for Quality Assurance Agencies in Higher Education, encontrou na Universidade de Aveiro o parceiro ideal para a formação de profissionais da qualidade no ensino superior na Europa e no Ocidente.

O curso, que será ministrado em regime de ensino à distância, a partir da plataforma tecnológica da Universidade de Aveiro, está organizado em quatro unidades de formação: “O Ensino Superior num Mundo Global”, “Garantia e Qualidade no Ensino Superior”, “Agências Externas de Garantia de Qualidade” e “Gestão da Qualidade em Instituições de Ensino Superior”.

Os conteúdos, tal como as sessões, apresentados em inglês, são da responsabilidade de uma equipa de docentes e investigadores liderada pela professora Maria João Pires da Rosa, pertencentes, na sua maior parte, à Universidade de Aveiro, especialmente aos departamentos de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI) e de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) e ao Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES).

De admissão restrita a licenciados que exerçam funções ou tenham experiência relevante na área da gestão da qualidade no ensino superior, o curso tem a duração prevista de um ano lectivo e 750 horas de trabalho, no total.

No início de cada semestre estão previstas sessões presenciais para apresentação de docentes e formandos, definição de metodologias de trabalho e calendarização dos momentos de avaliação, prevendo-se, ainda, a realização de seminários com a participação de especialistas de renome internacional.

A frequência do curso com aproveitamento confere ao formando o direito a 30 ECTS, susceptíveis de serem creditados nos cursos conducentes a grau académico da Universidade de Aveiro.

As inscrições estão abertas até 10 de outubro, devendo ser feitas através de site da UNAVE.

texto: UA

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®